Você está em: Home » Saúde » Escova de dente certa para bebê

Escova de dente certa para bebê

Postado por Miriam Andrade no dia 19 de junho de 2013 Sem comentários

É muito importante saber qual a escova de dente certa para bebê, só assim você conseguirá fazer a higienização correta da boca de seu filho (a)

É muito importante que a higiene bucal de seus filhos se inicie logo nos seus primeiros meses de vida, mas talvez você se pergunte o porquê disso, visto que bebês ainda não possuem a arcada dentária completamente formada; a resposta é simples e bem lógica!

Higiene bucal dos bebês

Segundo o especialista em odontopediatria a higiene bucal dos filhos deve se iniciar muito antes do crescimento dos primeiros dentinhos, afinal grande parte das bactérias não se proliferam nos dentes, mas sim na boca e na língua.

Escova de dente

Mas antes de começar a escovar e a higienizar a boquinha de seu bebê é essencial saber qual a escova de dente certa para isso. Existem muitos modelos de escovas de dente, mas é interessante destacar que os bebês possuem um objeto próprio para essa escovação inicial, ele se chama: Escova de dedo.

Escova de dente cerca para bebês

Cada idade exige uma escova apropriada, sendo assim vamos analisar passo a passo como realizar a higienização da boca de seu filho (a) e o primeiro passo é conhecer a escova ideal.

Desenho infantil sobre higiene bucal

De 0 à 8 meses

Nessa faixa etária de idade a criança ainda não terá dentinhos, pois sua dentição ainda está longe de se completar. Ainda assim é importante que a mãe ou o pai comece a estimular o bebê à higienização, podemos fazer isso por enrolar uma gaze no dedo indicador e ensopá-la de água filtrada limpando bem devagar toda a mucosa da boca da criança.

dentinho infantil

Quantas vezes por dia?

Nesse estágio o bebê ainda não come nada e por isso sua boca é saudável, sendo assim essa higienização deve acontecer no máximo duas vezes por ‘semana’ para que a mucosa não se desgaste, além disso, temos as exceções que são os casos de regurgitação do leite.

Recém-nascidos com dentes

Existem raros casos em que o bebê já nasce com alguns dentinhos, eles são os chamados natais ou neonatais, assim, se o seu filho já tiver alguns dentinhos parta de início para a escova de dedo, que será apresentada mais abaixo, e se os dentes incomodarem a criança ou a mãe durante a amamentação é ideal procurar um odontopediatria para retirá-los.

Bebês entre 8 e 10 meses

escova de dedo

Crianças com oito meses de vida já apresentam muitos dentinhos na boca e por isso a mãe deve se preocupar ainda mais com a sua higiene bucal, nesse caso ela deve optar pelas dedeiras, ou escovas de dedo que são bem macias e servem para limpar os primeiros dentinhos do filho.

Continuo usando a gaze?

Sim, continue usando a gaze para limpar a mucosa onde ainda não existe dente, mas vale ressaltar que isso deve ser feito com maior frequência, pelo menos uma vez ao dia.

Faça os movimentos sempre com movimentos bem suaves e faça com que a escovação seja algo prazeroso para a criança, se ela se sentir incomodada tende acalmá-la a escovar seus dentinhos em uma outra oportunidade, afinal ela ainda não entende o porquê isso é realizado.

De 10 à 12 meses

escova para bebês

A partir dos dez meses de vida a criança já tem dentes o suficiente na boca para se introduzir uma rotina de limpeza na mesma, nesse caso, deve-se escovar os dentinhos cerca de três vezes ao dia, pelo menos, após as refeições (café, almoço e jantar). A limpeza deve ser feita com escova pequena e com certas macias, lembrando que não se deve usar nenhum creme dental.

Devo procurar um dentista?

Sim, a partir dos 10 meses a mãe já deve levar seu filho regularmente ao dentista para a aplicação de flúor em seus dentinhos e também para mais orientações sobre sua higiene bucal.

De 1 à 4 anos de idade

creme dental

A partir do primeiro ano e vida da criança os pais já introduzem o creme dental, tudo bem, não há problema nenhum nisso, desde que a criança saiba cuspir. Ingerir flúor não é indicado e pode causar manchas grandes e irreversíveis nos dentes de seu filho.

Qual creme dental usar?

O ideal é que você use de início os cremes dentais infantis que não possuem flúor, para evitar que a criança engula qualquer quantidade dessa substância. Mas se o seu filho já souber cuspir a pasta e não esteja correndo o risco de engoli-la pode começar a usar o creme dental com flúor, mas em pouca quantidade para que ele não fique sufocado.

Crianças de 4 à 6 anos de idade

escovando sozinha

Nessa etapa não só pode como deve ser introduzido o creme dental com flúor, porém um creme infantil, pois eles possuem quantidades menores dessa substância. Vale lembrar que é à partir dos cinco anos de idade que os pais começam a deixar que os filhos realizem a escovação dos dentes sozinhos, assim, dê a ele uma escova intermediaria e com cerdas bem macias.

Fique de olho!

É importante dar a escova já com o creme dental pronta para ser introduzida na boca da criança, além disso os pais nunca devem deixar seus filhos sozinhos na hora da escovação.

Uso do fio dental e do enxaguante bucal

O hábito de usar o fio dental deve ser cultivado desde o nascimento dos primeiros dentes, mesmo se eles são separados, pois isso facilita a higienização. Nesse primeiro contato da criança com o fio dental é importante não deixa-la sozinha, os pais devem limpar os dentes dos filhos.

mae e filha

Tempo

Separe tempo para dedicar a higiene bucal de seu filho, quando ele estiver maior não vai se esquecer disso e vai cuidar muito bem de seus dentinhos, além do mais tudo que ensinamos para uma criança como sendo importante elas guardam para a vida toda.

Exemplo

Só fazer em seus filhos não basta para incentivá-los a cuidar dos dentes, é preciso que você dê o exemplo. Faça tudo o que for possível para manter a sua higiene bucal em dia.

Cuidados

Existem enxaguantes bucais infantis, mas a maioria dos produtos tem altas concentrações de flúor e álcool, que altera a flora bucal da criança, por isso, só é indicado utilizá-los após os cinco anos de idade da criança, e isso se ela souber cuspi-lo e não estiver correndo o risco de engasgar.

Higiene bucal dos filhos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Deixe uma Resposta »