Você está em: Home » Dicas » Como cuidar de recém-nascido

Como cuidar de recém-nascido

Postado por Miriam Andrade no dia 5 de junho de 2013 Sem comentários

Cuidar de recém-nascido não é tão difícil quanto as mamães de primeira viagem imaginam, acompanhe aqui algumas dicas que podem ser úteis

Cuidar de recém-nascido é mais simples do que se pode imaginar. As mães de primeira viagem sempre tem certo receio quando o assunto são os cuidados com seu filho, mas essa preocupação é desnecessária e você logo perceberá isso.

Cuidados com o bebê

Toda mulheres já tem desde pequena dentro de si um grande instinto materno. Todas nós sabemos como cuidar de uma criança, afinal isso não é mistério para ninguém. O que dá um pouco mais de trabalho, no entanto, são os cuidados que o bebê necessita em seus primeiros dias de vida.

Sleeping Newborn

Cuidados com o umbigo, primeiro banho do bebê, alimentação nos primeiros seis meses, cuidados com a moleira, tudo isso pode deixar as mamães de primeira viagem em pânico. Se você é mãe e está passando por essa situação, trouxemos algumas informações que podem lhe ajudar.

Dicas para cuidar de bebê recém-nascido

Os cuidados com o bebê recém-nascido iniciam-se logo na maternidade, quando a mãe precisa dar a primeira mamada ao bebê. Nesse momento ela precisa estar em perfeitas condições físicas e psicológicas, pois será nessa hora que seu filho a reconhecerá como mãe.

Cuidados com o bebê na maternidade

Ainda na maternidade a mãe deve ficar sempre atenta à possíveis problemas com o bebê. É preciso analisar se ele está respirando corretamente e também se ele conseguiu digerir bem o leite.

Choro no início será uma coisa comum, tanto é que você passa pelo berçário e logo ouve vários sons de choro de criança, para que seu bebê fique mais calmo, se for possível, peça a enfermeira que o deixe junto com você no quarto até o dia da alta.

bebe-lindo-recem-nascido

Cuidar de recém-nascido

No hospital a enfermeira estava ao seu lado para o que der e vier, mas agora a tarefa é toda sua, e você possivelmente ficará muito nervosa quando o assunto for dar o primeiro banho no bebê.

Dicas para o primeiro banho do bebê

O primeiro banho é um momento complicado tanto para a mãe quanto para o bebê recém-nascido, por isso é preciso manter a calma. Trouxemos um vídeo explicativo que pode te ajudar nessa tarefa.

Primeiro banho do bebê

Cuidados com o umbigo do recém-nascido

Os cuidados com o umbigo da criança são sempre um desafio para as mães, especialmente as de primeira viagem, afinal elas tem medo de machucar o bebê e ao mesmo tempo sentem repulsa da região. Por isso temos uma boa notícia para as mães!

Cuidados especiais com o umbigo do bebê

Mães, fiquem tranquilas, os bebês não sentem dor alguma nessa região, muito pelo contrário ela não causa nenhuma sensação à eles. Quando for realizar a higiene que deve ser feita com álcool 70% não se preocupem se ele chorar, pois não será de dor.

Higienização do umbigo do bebê

Identificando o choro do seu bebê recém-nascido

As mães de primeira viagem tem grandes dificuldades na hora de identificar o motivo do choro do bebê, nessas horas parece que todo o resto desaparece e você só consegue ouvir ele chorar. Nesse momento a primeira coisa que a mãe deve fazer é acalmar-se e conferir nossas dicas.

Dicas para identificar o choro do bebê

Quando o bebê é recém-nascido e chora, ele pode star querendo lhe passar uma informação, afinal esse é o único meio de contato dele com você. Nesse momento tende identificar se é fome ou dor.

Saiba identificar o choro do bebê recém-nascido

Problemas com as cólicas do bebê

As cólicas são problemas que acometem grande parte dos bebês recém-nascidos. Elas acontecem porque o sistema digestivo do bebê e o seu pequeno intestino ainda não funcionam como deveriam, assim as dores são mais comuns do que as mães possam imaginar.

Saiba como aliviar as cólicas do bebê

Pode ser um grande desafio conseguir aliviar as cólicas do seu bebê, mas nesse manual escrito que disponibilizamos acima você pode conferir algumas dicas muito úteis para acalmar seu bebê.

75

Alimentação do recém-nascido

A alimentação é outro desafio que as mães enfrentam. Muitas delas acham viável dar chás e sucos para a criança antes dos seis meses de vida, mas elas estão completamente erradas. Além de ser desnecessário para a criança, demais alimentos durante esse período podem causar mais cólicas.

Alimentação dos bebês após seis meses

A alimentação correta para os bebês com menos de seis meses de vida é exclusivamente o leite materno. Não há nenhuma necessidade de dar outras substâncias para a criança, afinal seu sistema digestivo ainda não é completamente formado e a má alimentação pode causar problemas.

Cuidados com os bebês recém-nascidos parte I

Cuidados com os bebês recém-nascidos parte II

Posição correta para o bebê dormir

No último vídeo acima nós vimos a grande preocupação do Dr. Com relação a posição correta para o bebê dormir, conforme ele mesmo disse a melhor delas é com a barriga para cima e com a cabeça levemente inclinada para o lado. Deve ser evitada a posição de barriga para baixo.

Posição correta para o bebê dormir

É muito importante saber quais são todos os cuidados necessários com os bebês recém-nascidos, pois as mães tem sempre receio de perguntar aos médicos e eles as ridicularizarem. Não tenha esse medo, afinal preocupação excessiva e dúvidas são muito comuns nessa fase!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Deixe uma Resposta »