Você está em: Home » Dicas » Como aliviar as cólicas do bebê

Como aliviar as cólicas do bebê

Postado por Miriam Andrade no dia 4 de junho de 2013 1 comentários

Aliviar as cólicas do bebê é um grande desafio especialmente para as mães de primeira viagem, confira algumas dicas úteis para lidar com essa situação

Quando o assunto são os filhos, as mães tem todo o cuidado do mundo. Quando eles sentem cólicas as mamães de primeira viagem logo se desesperaram, afinal não sabem ao certo o que fazer para aliviar essa dor que causa muito incômodo à criança.

bebe

Bebês com cólicas

Você sabe por que o bebês tem cólicas? Isso acontece porque eles ainda não tem seu sistema digestivo completamente formados, ou seja, ele não é maduro o bastante, sendo assim, as cólicas tendem a aparecer devido ao mal funcionamento do intestino da criança.

Geralmente as cólicas do bebê tendem a aparecer sempre no mesmo horário, e elas são muito comuns especialmente após 15 dias de vida. Após os seis meses é comum que elas sejam eliminadas, mas podem haver exceções.

Cólicas do bebê

Aliviar cólicas do bebê

É bem provável que seu bebê sofra bastante com as cólicas e consequentemente você sofra também. Para solucionar esse problema a doutora deu algumas dicas de massagens, mas só isso pode não ser o suficiente, sendo assim veja outras dicas para aliviar cólicas do bebê.

Banho quente

banho quente

Os banhos quentes podem ser de grande utilidade quando o assunto é aliviar as cólicas do bebê. Geralmente quando eles estão com dor a melhor opção é aquecê-los, mas cuidado para não banhá-lo em um dia muito frio. Se for no inverno prefira aquecê-lo com cobertores.

Ofereça leite materno

leite

As cólicas do bebê podem ser facilmente controladas com a amamentação, mas a mãe precisa ficar atenta, afinal o bebê tende a mamar de três em três horas, por isso se ele tiver acabado de se alimentar é ideal que você tente outra técnica para acalmá-lo.

Acalme-se para poder acalmá-lo

como-acalmar-bebe

Não vai adiantar nada você ficar nervosa e chorar junto com o seu bebê, por incrível que pareça tem mães que fazem isso. A doutora do vídeo acima indica que essa não é a melhor saída, se estiver nervosa deixe o bebê com o pai ou algum parente e vá se acalmar, só depois volte para cuidar dele.

Em últimos casos use a medicação

medicação

É bem provável que o seu médico ou o médico do bebê já tenha indicado algum medicamento para tratar as cólicas, evite usar com medicamentos com frequência, pois isso pode ser uma solução momentânea e a longo prazo pode não surtir mais efeito na criança.

Não dê chá ao bebê

chá ao bebe

O chá pode ser um santo remédio natural, desde que seja utilizado em épocas certas, lembre-se de que a alimentação do bebê até os seis meses de vida deve ser exclusivamente de leite materno, por isso evite chá ou leite quente de caixinha para acalmar seu filho.

Como aliviar a cólica do bebê

Cuide de sua alimentação

Dieta-pós-parto

Uma coisa que pode contar muitos pontos quando o assunto são as cólicas do bebê é o de que a alimentação da mãe deve ser equilibrada. Todos os nutrientes que a mãe consume vão diretamente para seu leite, por isso evite o consumo de alguns alimentos que podem causar mais cólicas ao bebê, busque sempre uma alimentação balanceada.

Deite o bebê de bruços

bebe-dormindo

Deitar de bruços e se aquecer é um santo remédio para tratar as cólicas, seu bebê pode se sentir desconfortável nessa posição, se isso acontecer tente outra técnica, mas se ele gostar deixe que ele fique deitado de barriga para baixo e cubra-o.

Flexão das pernas

bebe-massagem-grande

A flexão das pernas do bebê não serve exatamente para aliviar as cólicas, mas sim para ajudar no funcionamento do intestino e consequentemente na eliminação de gases. É um movimento muito útil, mas que só deve ser realizado algumas horas após a mamada.

Bebê de bruços no seu braço

bruço

Uma último dica é colocar o bebê deitado de bruços sobre o seu braço, por você estar quente e por ser uma posição aconchegante pode ser que o bebê se acalme e consiga até mesmo dormir, em últimos casos opte por uma massagem suave no abdômen.

colicas

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

1 comentários »

  1. Plantas Medicinais 18 de setembro de 2013 at 14:36 - Responder

    Adorei as dicas, vou tentar fazer isso em casa !

Deixe uma Resposta »